top of page
O Movimento

   Getsêmani é um movimento de espiritualidade para a formação de jovens cristãoscatólicos, em busca de Santidade, união e comunhão com Deus, aqui na terra, e, de modo pleno e definitivo, no céu[1].

             O movimento do Getsêmani, que nasceu na paróquia Nossa Senhora das Graças de Itumbiara-GO, tem como objetivo fazer a vontade de Deus. Por isso escolhemos o nome Getsêmani, que apesar de ser um lugar geográfico foi também a última noite que Jesus com seus discípulos foi tentado pelo antigo inimigo. Esse antigo e eterno inimigo de Deus e dos homens, tentou dissuadí-lo a fazer a vontade de Deus, mas no Getsêmani esmagado pelo sofrimento, pela solidão e abandono do Pai que Jesus jamais tinha experimentado; Ele venceu o antigo inimigo e o mundo, dando seu SIM, dizendo como resposta ao Pai as mesmas palavras que Maria disse a trinta e três anos atrás. “Faça-se em mim segundo a tua vontade”.

“O objetivo do Getsêmani é preparar o jovem, a reencontrar Deus e, a partir daí, ter uma vida espiritual mais voltada para o bem, vivendo a graça de Deus”[2].

            A base da espiritualidade do movimento Getsêmani é procurar a vontade do Pai e descobrir sua vontade, preparando-se para todo momento dizer SIM a Deus. Assim no Getsêmani o jovem parte para uma vida diferente; ele voa em direção aos grandes ideais marcados por Deus, não se importando com o cansaço, com as dificuldades; enfrentando barreiras, sempre em frente com os olhos fixos naquilo que Deus quer.

             O movimento do Getsêmani não é um grupo e sim um movimento que prepara o jovem para ser a luz do mundo. Ele não precisa necessariamente ter um apoio; o jovem é quem vai transformando a sociedade.

            O Getsêmani não é fruto de uma paróquia ou de um grupo. Nele iniciamos tentando conhecer a nós mesmos. A santa eucaristia é a base do Getsêmani, que simboliza o início da nova caminhada do getsemanita. Antes da consagração do pão, Jesus tem um gesto que repetimos no Getsêmani: “o lava pés”. Isso simboliza o serviço de nossos irmãos em favor dos outros. Por isso realizamos essa cerimônia visando uma mudança de atitudes.

            O trabalho de um getsemanita não é dentro do templo. Ele serve segundo as necessidades de sua paróquia, de seu bairro, política ou município. Você poderá trabalhar com adolescentes que se perderam na droga ou na prostituição, enfim que tenha problemas. Você fará o bem. Assim o getsemanita é a imagem do Nosso Senhor Jesus Cristo que caminha para uma necessidade e sente a realidade do sofredor, fazendo com que ele busque força na Eucaristia.

        Escolhemos Nossa Senhora das Dores como nossa virgem protetora porque na dor do Filho Ela se mostrou forte, compadecendo-se também, e de presença constante até aos pés da cruz. Em nossos momentos de dificuldades e de alegria essa Mãe está aí pronta para nos amparar e nos ajudar, assim como fez com seu filho Jesus. Quando olhamos aquela imagem sofrida ela nos diz para não desanimarmos e seguir em frente.

 

[1]Estatuto do Movimento de Espiritualidade Jovem Getsêmani, Art. 1.

 

[2}Estatuto do Movimento de Espiritualidade Jovem Getsêmani, Art. 2.

                "Nasci para as coisas do Alto."

bottom of page